_______________________________________________________________________________________________ Silvânio Rocker's Oficial: Hugh Mundell

Rádio Planeta Reggae

Hugh Mundell


Hugh Mundell - Time & Place (1980)

01. Time & Place
02. Great Tribulation
03. Rastafari's Call
04. Hey Mr. Richman with Max Edwards
05. Live In Love 
06. Short Man 
07. Feeling Alright Girl 
08. Oh How (with Max Edwards) 
09. Time Has Come 
10. Can't Pop No Style

Nasceu em 1962 em uma família de classe média. Seu pai era um advogado. Hugh Mundell foi introduzido no reggae pelo performático produtor Boris Gardiner, que era amigo da família, e não vizinho de porta como acreditavam alguns. Com a assistência de Gardiner, Mundell gravou seu primeiro single - "Where is Natty Dread?" - com apenas 13 anos, e a produção ficou por conta do lendário Joe Gibbs.

Em 1978, quando já tinha 16 anos, ele gravou o aclamado "África Must Be Free by 1983", produzido pelo grande Augustus Pablo, e Mundell escreveu TODAS as músicas do álbum, sendo duas gravadas no famoso estúdio Black-Ark e supervisionadas pelo "patrão" Lee Perry, a "Let’s All Unite" e a "Why Do Black Man Fuss & Fight". 

O álbum recebeu 5 estrelas da revista Rolling Stones e foi incluído no livro "Tom Moon 2008 - 1000 Gravações Para Se Ouvir Antes de Morrer". Ele era a maior influência para Junior Reid, que era 3 anos mais novo, e Mundell foi o primeiro a grava-lo. Hugh Mundell gravou muitos singles 12", todos sob o pseudônimo Jah Levi. 

Mundell foi baleado e morto no mesmo ano escolhido por ele para a emancipação da África, 1983, enquanto estava sentado em um veículo com Junior Reid na avenida Grant´s Pen, em Kingston - Jamaica. O astro gravou 5 grandes LPs e inúmeros singles, e deixa, além da saudade, a dúvida de o que teria se tornado este talento nato, se sua vida não tivesse sido interrompida tão bruscamente.