Rádio Online

Aviso


Músicos e Bandas que não estiverem satisfeitos com o link de algum CD que eu Tenha disponibilizado
ou qualquer outro problema me informe pelo Email abaixo que retiraremos imediatamente!


"Mesmo que o rádio não toque, mesmo que a TV não mostre
Aqui vamos nós, cantando reggae, aleluia Jah!"
EDSON GOMES

Meu Contato: silvaniorootsreggae@yahoo.com.br

Versículos

13/05/2010

Quem é Jah?


O nome Jah é muito utilizado no Reggae, não só em letras de músicas, mas também nos nomes das canções como “Will Be Forever Loving Jah”, de Bob Marley, e até mesmo nomes de bandas brasileiras como Tribo de Jah, Jah Live, Jahcarreggae, Jah I Ras, etc, e outras bandas e artistas internacionais como S.O.J.A (Soldiers of “Jah” Army), Jah Shaka , Jah Cure, Jah Servant, I JAH MAN, entre outros. Mas a pergunta que não quer calar é: Afinal de contas, quem é JAH? Será que nós o conhecemos?
 
JAH NA BÍBLIA

O que poucos talvez saibam, é que JAH está mais próximo de nós do que nós mesmos podemos imaginar. Você deve ter uma bíblia na sua casa, não tem? Pois é, se você tiver uma Bíblia na versão Almeida Revista e Corrigida no Brasil, você pode encontrar no salmo 68, versículo 4, os seguintes dizeres:

“Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome, louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é Já, exultai diante dele.”, ou então se for na versão do Pontifício Instituto Bíblico, a mesma passagem traz literalmente a palavra JAH, "pois o seu nome é JAH". Essa passagem pode ser ouvida na música "Grilhões", da antiga e excelente banda mineira, Rasta Joint. Essa versão da bíblia não é tão comum, na maioria vem escrito a palavra Senhor, ou Javé, ou Jeová. Na tradução em inglês, a palavra Jeová vem, em toda bíblia, descrita como JEHOVA, e simpaticamente é abreviada para "JAH".

Temos também a palavra que conhecemos em português como Aleluia (que significa Deus seja louvado). No inglês, podemos encontrar nas versões bíblicas Darby, John Nélson (Ed.1890), e também na conhecida versão King James, a palavra hebraica Hallelujah, para o mesmo significado, "Deus seja Louvado". Mas será que estamos falando de um mesmo Deus? Será que é deste Deus que os regueiros falam em suas músicas? A Resposta é SIM.

UM SÓ DEUS 
JAH, Yavé, Jeová, Yah, são apenas traduções para um mesmo Deus, o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó citado na Bíblia (Gênesis 50:24). A diferença é que os Judeus crêem apenas nos 5 primeiros livros (Torah) e mais alguns livros do antigo testamento, e crêem que o messias (JAH) ainda não veio para redenção do seu povo. Os cristãos crêem na mensagem da bíblia inteira, em Jesus (JAH) como único Senhor e Salvador, que já veio a terra e morreu para remissão dos nossos pecados, e também crêem na trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Já os rastas, além disso, crêem na revelação de Selassie (JAH), na figura de Hailé Selassie, o qual passaram a chamar de Jah Rastafari, que foi regente da Etiópia de 1916 à 1930 e imperador do país de 1930 à 1974. Ao longo dos tempos, algumas palavras da bíblia foram ganhando traduções e abreviações diferentes. Vamos explicar melhor. Que tal com um pouquinho de história só para situar?

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS
O antigo testamento da Bíblia foi escrito originalmente em Hebraico (língua do povo Judeu, de Israel) no antigo testamento. JAH ou Yah (hebraico) é uma forma poética abreviada do Tetagrama YHWH (foto abaixo), o nome atribuído a Deus. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego. Depois de um tempo a bíblia foi traduzida inteira para o grego, depois para o Latim, a língua do império romano e da igreja católica.




(Tetagrama YHWH)

O que acontecia é que pouquíssimas pessoas tinham acesso a bíblia, pois na época o povo era inculto, muitos não sabiam ler nem escrever, e somente a igreja católica detinha poder sobre a mensagem bíblica, o que levou a distorção da palavra e a implementação de doutrinas de homens, inclusive com a cobrança pela salvação das pessoas, como são conhecidas as indulgências, uma forma de “pague seus pecados com suas riquezas e garanta seu lugar no céu”, o que na verdade era algo totalmente anti-bíblico. Se o povo pudesse ler, saberia que Deus quer nosso coração e não nossos bens, afinal de contas, Ele é o dono do ouro e da prata.

MARTINHO LUTERO


Graças a “JAH”, em 1517 na Alemanha surgiu um protestante em prol do povo, o professor e então monge católico, Martinho Lutero. Ele fixou à porta da Catedral de Wittenberg 95 teses criticando a atuação do Papa e do alto clero. Mesmo com a intervenção da igreja, as teses se espalharam rapidamente. Em 1520, Lutero foi excomungado pelo Papa, e queimou a carta de excomunhão em praça pública, rompendo de vez com o catolicismo.

Uma das principais preocupações de Martinho Lutero, era que todas as pessoas pudessem ler os ensinos bíblicos e assim pudessem tirar suas próprias conclusões, e não acreditar nas doutrinas humanas criadas pela igreja católica, que explorava a ignorância do povo. Como ele era um homem estudado, ele traduziu a bíblia para sua língua, o alemão, e anos mais tarde a palavra de Deus ganhou traduções em inglês, francês e espanhol, e as pessoas conseguiam então ler a bíblia e ter liberdade para interpretá-la.

Dessa época em diante, a igreja católica nunca mais conseguiu exercer seu poder na Europa, e Martinho Lutero, passou a ser chamado pai do Protestantismo. Dele vieram as Igrejas Luteranas e Cristãs evangélicas que conhecemos hoje. Ufa! Se você chegou até aqui deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com música? Tem, e muito.

DA RELIGIÃO AO REGGAE

As relações citadas possuem uma alta ligação com a música, principalmente com o reggae, que é “neto” do Ska e do Rocksteady, estilos que surgiram à partir de uma mistura de ritmos locais da Jamaica, como o Mento, e com o Rhythm Blues, que também tiveram suas origens na música Gospel das igrejas americanas. No final da década de 50, uma época em que a Jamaica era um país rural e em sua maioria de população cristã protestante, os ritmos americanos negros eram muito difundidos por lá.

Sendo assim, a música Reggae começou a ser influenciada pela mensagem do evangelho até mesmo antes dos primeiros rastas. Por exemplo, a música "Shadrach Meshac & Abendego" de Justin Hinds e the Dominoes (depois ganhou belíssima versão para "Abendigo" com Abyssinians), cita a história bíblica que está no livro de Daniel, à partir do cápitulo 1 versículo 7, que fala de 3 jovens hebreus (judeus) que se negaram a se prostrar ao deuses da babilônia, do então imperador, Nabucodonosor. Por esta afronta, foram lançados em uma fornalha ardente em fogo, porém não se queimaram pois “JAH” os livrou. Uma história realmente interessante que vale a pena ser lida, são apenas 3 capítulos.
Ainda nessa época, outras canções como “The Rivers of Babylon”, por Brent Dowe e The Melodians de 1972, que depois ficou mundialmente conhecida no filme “The Harder They Come” estrelado por Jimmy Cliff, foi baseada no Salmo 137, um hino que expressa o lamento do povo judeu no exílio babilônico. Os rios da babilônia que são referidos na canção são o Rio Eufrates e o Rio Tigre. Essa canção ainda possui fragmentos literais do Salmo 19:14.

Até mesmo os Wailers tiveram músicas bem inspiradas na bíblia, antes mesmo da tônica de suas mensagens passarem a ser rasta à partir 1967, como se pode ver na capa desse disco do lendário Studio One, onde nenhum dos três Wailers (Bob, Peter e Bunny) se quer cultivavam dreads, e nem tinham cara de rudeboys (foto abaixo). São elas, por exemplo: "Amen" (1964 - Amen - Simmer Down At Studio One), e "Wings of Dove" (1966 - Wings Of A Dove - Climb The Ladder - Studio One). Isso mostra que a mensagem de Jah sempre esteve presente na músic da ilha, do mento ao Ska, passando pelo Rocksteady até o Reggae.



(Bunny Wailer, Bob Marley e Peter Tosh)

Bem, a conclusão dessa história é: Jah está perto da gente e presente na música reggae, mas será que sua mensagem está dentro da gente? Nesse mundo louco, as nossas atitudes é que vão dizer. Drogas e álcool não combinam com a mensagem de Jah, com os ensinamentos bíblicos. Faça a diferença, se aproxime dele, leia a bíblia e tire suas conclusões. E vai uma dica, comece pelo novo testamento, pois a linguagem é mais fácil. Boa viagem!!!


postagem original 
www.surforeggae.ig.com.br
Wikipédia

 Bruno Zion é o autor desta coluna feita exclusivamente para o Surforeggae. Hoje coordena a Web Rádio e a Bola Rádio, da Bola de Neve Church. Nessa emissora apresenta junto com membros da banda Reobote Zion, o programa de reggae "Uiê Now" que rola às segundas-feiras às 15h, e aos sábados Às 18h em www.bolaradio.com.br/extreme
contato: bruno@surforeggae.com.br

Significados das Palavras

JAH Abreviação do nome Bíblico “Siguinifica Jeová” usado para designar  a palavra de Deus.
LEÃO DE JUDA. Jesus Cristo
RASTAFRI. Espírito Em Cristo Jesus
RAS. Rei Cabeça em Aramaico, Titulo de nobreza  Etíope significa o Senhor
TAFARI. Sem medo; Quem esta com Deus  não tem medo!
HAILE. Eu
HAILE SELASSIE. O poder da Santíssima Trindade
SELASSIE. A transformação do Leão em cordeiro
CORDEIRO.  Representa  Jesus o próprio Cristo, é o estágio onde se livra  dos falsos profetas.
 

2 comentários:

  1. Valeu pela explicação meu irmão que Deus ,jAh esteja com você

    ResponderExcluir
  2. Boa amigo sempre é bom explicar as obras de Deus !
    muitos ainda são insulto do assunto!

    ResponderExcluir

Dúvidas e comentários