Rádio Online

Aviso


Músicos e Bandas que não estiverem satisfeitos com o link de algum CD que eu Tenha disponibilizado ou qualquer outro problema me informe pelo Email abaixo que retiraremos imediatamente!


"Mesmo que o rádio não toque, mesmo que a TV não mostre
Aqui vamos nós, cantando reggae, aleluia Jah!"
EDSON GOMES

Meu Contato: silvaniorootsreggae@yahoo.com.br

Versículos

16/03/12

Associação Cultural Reggae


A Associação Cultural Reggae foi fundada em 30 de março de 1999. É a primeira entidade de Reggae no Brasil, sem fins lucrativos, que desenvolveu um programa de realização de eventos gratuitos ligados ao Reggae, para a comunidade carente.

Sua principal preocupação é difundir a cultura que envolve o reggae para todas as classes sociais, apresentando novos talentos dessa tendência musical, bem como proporcionar ao poder público, essa vertente de música como cultura.

Priorizando o atendimento as crianças, adolescentes e idosos, tendo como finalidade assisti-los socialmente, no lazer, na educação ambiental e cultural. Opta por investir no trabalho comunitário que se fundamenta na busca da melhoria da qualidade de vida para o correto desenvolvimento e equilíbrio psíquico social, aspectos na maioria das vezes, menosprezados no âmbito familiar por razões socioeconômicas, vigentes nas camadas mais desassistidas da população.

Por se tratar da única Associação Cultural Reggae no Brasil, procura mostrar aos jovens e adolescentes, através do gênero musical Reggae de Bob Marley, atitudes que falam de amor, paz e igualdade sem perder de vista, em nenhum momento, a justiça social.

A Associação Cultural Reggae é a primeira entidade de Reggae, no Brasil, sem fins lucrativos, que desenvolveu um programa de realização de eventos gratuitos ligados ao Reggae, para a comunidade carente.

Sua principal preocupação é difundir a cultura que envolve o reggae para as crianças e adolescentes de todas as classes sociais, apresentando novos talentos dessa tendência musical, bem como proporcionando ao poder público essa vertente de música como cultura.

Por se tratar da única Associação do gênero no Brasil, procuramos mostrar aos jovens e adolescentes através do gênero musical “Reggae” de Bob Marley, atitudes que falam de saúde, amor, paz e igualdade sem perder de vista em nenhum momento a justiça social.

Com o crescimento da entidade e a realização destes grandes eventos, como o Grito de Carnaval Reggae, no dia 15 de fevereiro de 2004 a Praça Charles Muller no Pacaembu, foi palco do evento que reuniu cerca de 80 mil pessoas,segundo a policia militar e no dia 28 de Janeiro de 2007 na Av. Jacu Pêssego em Itaquera Zona Leste da Cidade de São Paulo, trouxe ao palco a banda MIDNITE direto do Caribe, que movimentou um público de mais de 50.00 mil pessoas, resultou a oficialização do evento que faz parte do Calendário Oficial de eventos da Cidade de São Paulo. Ref: Lei nª 14.554 de 23 de Outubro de 2007, cujo artigo 1ª institui, no âmbito do Município de São Paulo, o Dia do Grito de Carnaval Reggae, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de fevereiro.

Este ano o evento esta em uma nova formatação como Grito Cultural Reggae, com a preocupação de mostrar esta cultura.

No ano de 2000 a Associação Cultual Reggae, começou as primeiras aulas, por conta própria com professores voluntários, iniciativa que trouxe muita experiência , e o contato com os jovens da periferia, falando a sua linguagem no que realmente gostariam de aprender. Aula de percussão, Balê, capoeira, palestra, inglês.

Está no programa de alimentação e nutrição “VIVA LEITE”,da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, onde presta atendimento a 100 famílias carentes com crianças com 6 mês a 6 anos de idade, distribuindo gratuitamente 15 mil litros de leite mensalmente.

Atua também na área social oferecendo aos jovens informações gerais, palestras, acervos de vídeos e livros para pesquisa.

Participou do curso Línguas: Inglês Básica para Hotéis e restaurantes, com duração de (70) horas durante o período de 12/02 a 06/03/2001. Instituto Paulista de Ensino e Cultura – IPEC.

Participou no ano de 2008 com parceria da Secretaria de Participação e Parceria – Prefeitura de São Paulo. O Programa Oficio Social, tem como finalidade fomentar a diversidade de atividades além de suprir necessidades dos usuários das organizações sociais com vistas á melhoria na qualidade de vida das comunidades, a promoção de conhecimentos diversificados e a ampliação do Universo sócio-cultural dos usuários dos diversos territórios do município de São Paulo.

Fundada em 30 de março de 1999, surgiu da iniciativa do Produtor de evento e organizador, conhecido como Alfredo Rasta, que desde 1994, realiza shows de rua gratuitos visando estimular a comunidade a refletir e conhecer as verdadeiras mensagens trazidas nas canções jamaicanas, além de divulgar e fortalecer os trabalhos das bandas que representam o reggae.

Vem de encontro ao anseio de uma grande responsabilidade de informação para a população, o reggae está presente no Brasil há muito tempo, mas se desenvolveu de forma diferenciada em cada região, situação essa que se reflete hoje na forma como ele é compreendido e aceito no pais, no entanto considerando que existem muitas definições e conceitos variados sobre o reggae, a presente monografia tem a pretensão de abranger todos os seus aspectos preencher as lacunas teóricas que o tema desperta. Sabendo que a televisão é um grande veiculo de persuasão social e construção do senso coletivo, pretende-se inseri-la no contexto da argumentação do presente trabalho, como aliada no processo de mobilização social. Acredita-se que com uma linguagem mais aprofundada, esse gênero aborda os assuntos com mais clareza, permitindo aos telespectadores uma maior compreensão do Reggae, trabalhando a cultura e a arte como instrumento de transformação social, que a atividade artística vá além do entretenimento, onde as pessoas possam transformar velhas estruturas de poder, aprender sobre outras culturas.

Tem como objetivo:Desmistificar conceitos sobre o reggae por meio de palestras, shows e workshops, com o objetivo de orientar de desmistificar os preconceitos existentes com relação ao Reggae, e principalmente mostrar a sociedade que o movimento, em sua essência, não incentiva o uso de drogas, pelo contrário, procura conscientizar os jovens para a mudança desta visão.

Tem procurado a oferecer a população da Zona Leste e demais regiões, alternativas de lazer que permitem ao maior numero possível de pessoas compreender a amplitude da cultura Rastafari, que tem uma ligação com a natureza e respeito ao próximo.

“Acreditamos Sempre que a música é um dos melhores meios de comunicações para atingir o ser humano”
© 2012 Associação Cultural Reggae - Venha fazer parte!

3 comentários:

  1. Onde vai ser o reggae do dia 27 maio fikei sabendo mais num sei o local por favor vai ser em São Miguel Paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brother clica no link que vai abrir a pagina com o local do evento
      http://www.silvaniorockers.com.br/2012/05/grito-cultural-reggae.html

      Excluir
  2. YEAH....JAH VLW PELO ARCERVO ROOTS REGGAE BLESSING FOREVER.. SILVANIO, ESTAMOS AE JUNTOS AE LEVANTANDO ESSA BANDEIRA REGGAE, EMAIL gilblackroots@hotmail.com

    ResponderExcluir

Dúvidas e comentários