Rádio Online

Aviso


Músicos e Bandas que não estiverem satisfeitos com o link de algum CD que eu Tenha disponibilizado
ou qualquer outro problema me informe pelo Email abaixo que retiraremos imediatamente!


"Mesmo que o rádio não toque, mesmo que a TV não mostre
Aqui vamos nós, cantando reggae, aleluia Jah!"
EDSON GOMES

Meu Contato: silvaniorootsreggae@yahoo.com.br

Versículos

01/04/2011

Parabéns... You & Me on a Jamboree

Skinheads brasileiros salvam cantor jamaicano esquecido

Capa do disco Sufferer, do trio jamaicano de rocksteady Kingstonians, liderado por Jackie Bernard. Ele retoma sua carreira em São Paulo no dia 2 de março de 2011 (Reprodução)

Capa do disco Sufferer, do trio jamaicano de rocksteady Kingstonians, liderado por Jackie Bernard. Ele retoma sua carreira em São Paulo no dia 2 de março de 2011
No sábado (02) a festa de música jamaicana dos anos 60, You & Me on a Jamboree, será histórica. A festa bimestral que acontece no centro de São Paulo receberá uma lenda viva do reggae que estava esquecida na Jamaica, longe dos palcos e sem dinheiro nem para comprar roupas. Jackie Bernard, a voz inconfundível do grupo Kingstonians, fará seu retorno à ativa em São Paulo, depois de ser resgatado por skinheads e rude boys paulistas.

Skinheads costumam estampar os jornais brasileiros por casos de violência. Mas os verdadeiros skinheads, chamados de Tradicionais entre as várias sub-divisões da "tribo", não têm relação com o estereótipo de racismo e homofobia, como fica claro nessa história tocante de amor à música e à cultura skinhead/reggae.

Um grupo de paulistas aficionados pela música jamaicana dos anos 60 - que embalou rudeboys jamaicanos e skinheads ingleses originais - foram à capital do país caribenho, Kingston, para comprar algumas raridades em vinil no final de 2010. Entre eles, os membros da You & Me on a Jamboree, blog de música jamaicana que organiza uma festa dedicada ao ska, skinhead reggae e rocksteady.

Na Jamaica, além de encontrar algumas raridades que buscavam, assistiram, conheceram e gravaram dubplates com alguns de seus ídolos. Dubplates são versões especiais das músicas com letras alteradas, mais ou menos o que cantores pop fazem às vezes para algumas rádios brasileiras, alterando as letras para homenagear sistemas de som.

E foi durante uma dessas gravações de dubplate que os garotos da You & Me encontraram com Jackie Bernard, vocalista do lendário trio de rocksteady Kingstonians.

Possuidor de uma voz cheia de alma, ou "soulful" como chamam os entendidos, Bernard não teve o mesmo destino de outros cantores com vozeirões tão característicos quando o dele. Sem dinheiro nem fama, Bernard mal tinha roupas, vivendo em uma situação deplorável.

Foi então que os garotos perceberam a oportunidade de trazer de volta do esquecimento um dos nomes mais importantes do rocksteady. Juntaram as forças e as poucas economias para bancar passagem e estadia para Bernard, além de enviar algum dinheiro para que ele pudesse comprar roupas para a viagem.

Chamado de "Singer Man", Bernard se apresenta no sábado apoiado pelos paraguaios Los Tempranos, uma das principais bandas latino-americanas do estilo, em show aberto pelos argentinos Aggrotones. A festa ainda conta com a discotecagem do Jurassic SoundSystem, só com vinis 45 polegadas, muitos deles garimpados na tal viagem à Jamaica.

Ouça a emocionante história desses viciados em música jamaicana e se delicie com alguns dos melhores "tunes" de Jackie Kingstonian Bernard no podcast abaixo.

Podcast You&Me - Jackie Bernard, Original Kingstonians


JAMBOREE INTERNATIONAL
Sábado (02/04)
Teatro Coletivo
R. Consolação 1623(Em frente ao cemitério da consolação)
A partir das 23horas
R$ 40,00
 
Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/canal/musica

0 comentários:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários